top of page

ILUSTRA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

O concurso Internacional de Ilustração de São João da Madeira reúne ilustradores de muitos cantos do mundo. No meio de tantos talentos, lá fui eu humildemente à cidade de São João da Madeira, conhecida pelos seus chapéus, sapatos e lápis, apresentar as minhas obras sob o tema “Tempo”.

O Tempo vai cultivando as sementes e desenvolvendo o fruto da nossa existência. A Mãe Terra preparou o lar da Humanidade. Na nossa cultura personificamos tantas vezes a Natureza como a Terra-mãe, de um modo um pouco abstracto. Tal como no ventre da nossa própria mãe, tudo tem o seu tempo: a gestação, a sementeira e a colheita, a criação de seres vivos, estação após estação.



Foi no espaço bucólico do campo alentejano que me inspirei e retomei esta imagem da Mãe Terra, que já tinha nascido na minha mente há cerca de 9 meses atrás. O meu amor pelo campo, pelas suas paisagens, flora e fauna, levou-me a uma nova percepção, não só do tempo de espera, de maturação, das épocas e estações, mas também do respeito que lhes devemos como bons mordomos desta criação.

Criei estas duas ilustrações a partir de carimbos e lápis de cor, pois gosto muito de trabalhar com texturas e formas orgânicas. Acabei por formar os elementos para estas ilustrações, no meu diário gráfico, enquanto ouvia o balir das ovelhas no Alentejo. Com o passar do tempo fui construindo digitalmente esta composição bem gráfica. Finalizei-a ao colocar cada elemento no sítio certo e avancei para a impressão. Bem a tempo!



A exposição teve lugar entre os dias 17 e 21 de Outubro na Torre da Oliva, em São João da Madeira.

O tempo apresentou-se chuvoso, com nuvens e frio. Parecia que tinha voltado à Bélgica. No entanto, a comida do Norte é bem diferente comparando-a com os sabores belgas da batata frita e da cerveja.

Apesar do mau tempo metereológico, São João da Madeira recebeu-me muito bem. Conheci novos e talentosos artistas e adorei trocar ideias e experiências com todos eles. Tive a oportunidade de ver uma das minhas ilustrações estampadas numa criaçāo original de sapatos! Recebi várias ofertas e ganhei recordações para guardar.

Foi uma inspiração e voltei motivada para continuar a fazer aquilo que me apaixona. @encontroilustracaosjm , para o ano há mais!

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page