top of page

SOBRE A ARTISTA





ANA RITA, COMO DIVIDES O TEU TEMPO ENTRE TANTAS ACTIVIDADES?


Faço muitas listas para não me perder nas minhas prioridades. A cabeça não costuma parar de pensar na minha agenda nem no que tenho de fazer no dia presente, bem como no dia seguinte. É cansativo, mas é melhor prever as coisas e adiantar o que puder, isto porque já me arrependi de adiar trabalho e projetos que tinha em mão.


O QUE TE LEVOU A ESTUDAR BELAS-ARTES E O QUE TE FAZ CONTINUAR NO MUNDO ARTÍSTICO?


Pintura não era verdadeiramente o meu sonho, mas era o que estava mais próximo do mundo da ilustração. Acabou por ser uma boa escolha para poder aprender as bases daquilo que faço actualmente.

Conheci pessoas que me inspiraram e me ajudaram no meu percurso. O mundo das artes é um mundo imenso e tão variado que me dá imenso prazer descobrir coisas novas, as quais me motivam a fazer coisas únicas.


CONSIDERAS O TEU TRABALHO MUITO PESSOAL?



Sim, muito pessoal, na verdade. E acho que tem de ser assim. Não faz sentido fazer algo com o qual não se tenha qualquer ligação.

Ilustrei dois livros há pouco tempo sobre um jantar em família e um outro sobre casais. Usei histórias minhas e episódios vividos. Claro que uso algo com o qual as pessoas se identificam, mas acaba sempre por haver detalhes que só eu ou membros mais próximos de mim entendem.




GOSTARIAS DE VOLTAR A VIVER NO ESTRANGEIRO?


Já tive mais esse sonho, mas Portugal entranhou-se-me nas veias.


CONSIDERAS-TE UMA PESSOA OBSESSIVA?


Sim, talvez um pouco. Todas as pessoas têm um pouco a sua própria obsessão, ou melhor, são capazes de pôr determinada coisa ou assunto à frente de tudo. Claro, tento ser obsessiva de uma forma saudável. Tudo que seja em exagero acaba por nos envenenar. Por exemplo, sou obsessiva no organizar listas, na arrumação e na programação do meu dia a dia. Mas é algo que até dá jeito lá em casa, apesar de reconhecer que tenho dificuldade em deixar coisas por arrumar, o que acaba por roubar um pouco, ou muito, do meu descanso.


TENS FACILIDADE EM VENDER A TUA ARTE?


Não tenho grandes dificuldades, mas depende muito do tipo de arte que esteja a vender. Gosto de vender algo a que as pessoas dão valor. Por vezes várias pessoas e amigos enviam-me fotografias suas de quadros meus emoldurados nas suas salas ou quartos e, claro, fico muito satisfeita porque vejo algo que me deu muito prazer fazer. Já recusei vender alguns trabalhos meus: alguém já quis comprar o meu diário gráfico e não fui capaz de o vender. Era algo extremamente pessoal e único. Não podia vender algo que fazia parte de mim.


DO QUE É QUE TENS MAIS ORGULHO NO TEU TRAJECTO OU TRABALHO CONCRETIZADO?


Tenho orgulho deste percurso que poderia ter dado em nada. Mas, com muito apoio e motivação de amigos e especialmente da minha família, fui trabalhando pouco a pouco. Foram surgindo oportunidades de participar em projectos tão variados como a criação de livros para musicais, a aguarelas para expor, padrões para tecidos, posters para eventos, convites de casamentos, etc. De repente fiquei com uma agenda cheia e trabalho que não falta.






QUAL O LIVRO QUE TE MARCOU MAIS ATÉ AGORA?

Um só livro? É quase impossível fazer essa triagem e escolher um só. Tenho a colecção de C.S. Lewis que abre os olhos para os meus dilemas existenciais. Tenho um livro de contos maravilhosos do oriente, o qual muito me motivou para ilustrar livros. E tenho a minha colecção de livros de ilustração que “rebentam a cabeça” para novas ideias ainda na minha gaveta.


QUE CONSELHO DARIAS A ALGUÉM QUE TENHA O DESEJO DE SEGUIR A VIA DA PINTURA?

Bem..., haverá dias em que te irás sentir tão desmotivado e outros que o teu ego irá subir até ao céu. Mas procura ser humilde, faz o que gostas e o que te inspira. Passeia muito. Não fiques isolado na tua ilha e partilha o que fazes com outros.






O QUE FARIAS SE TIVESSES SÓ MAIS UM DIA PARA VIVER?


Iria encher a mesa, rodeada com aqueles que amo verdadeiramente.

TODOS NÓS ERRAMOS. PODES COMPARTILHAR UM POUCO DOS TEUS RECEIOS E DIFICULDADES NO TEU TRABALHO?


A comunicação é muito importante e coisas mal ditas podem manchar a tua imagem. Tenho cada vez mais cuidado com o que partilho porque muitos podem interpretar certos assuntos da forma errada. Tenho também dificuldade em ajustar as horas de trabalho com horas de lazer. É difícil de as separar porque o trabalho que faço é algo de que gosto, mas que acaba por me tirar horas de descanso.


QUAL FOI O MELHOR CONSELHO QUE JÁ TE DERAM?


Se puseres Deus em primeiro lugar na tua vida, tudo irá ao encontro de um plano perfeito. Por isso, descansa e confia em Deus.


NA TUA OPINIÃO, SERÁ QUE A ARTE PODE SALVAR A HUMANIDADE OU TORNÁ-LA MELHOR?


Não vou tão longe para a salvação do mundo, mas se melhora, isso sim. Está nas nossas mãos fazer uma selecção dessa arte. Se não tivermos cuidado, acabaremos por ser bombardeados de imagens compostas e manipuladas.


PREOCUPAS-TE COM O FUTURO? GANHAR DINHEIRO COM A SUA ARTE É IMPORTANTE PARA UM JOVEM ARTISTA PORTUGUÊS?


Agora já é algo mais relevante. Já não posso depender dos meus pais e tenho o meu sentido de responsabilidade para ajudar nas despesas da casa. Essa preocupação não me tira horas de sono, mas vou fazendo uma coisa de cada vez. O meu sonho é conseguir viver da minha arte. Não é fácil nesta fase inicial, mas acredito que, com certa dedicação e divulgação, chegarei lá.





Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page